sexta-feira, 6 de junho de 2008

A alegria na tristeza


O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dinheiro não traz felicidade


Quem sofre com a tristeza de estar sempre no limite do cheque especial sabe da infelicidade que a falta de dinheiro traz. Porém, o contrário não é válido: dinheiro em abundância não é garantia de felicidade.

Não faltam exemplos de que dinheiro e felicidade não são sinônimos. É possível encontrar muitos momentos de felicidade entre os brasileiros que vivem sem nenhum conforto. É também muito fácil encontrar famílias que vivem uma vida de eterna infelicidade, mesmo com acesso a todo tipo de conforto material.


O dinheiro abundante não impede que filhos matem pais, que empresários joguem-se do décimo andar do prédio ou que lares vivam eternamente em clima de discórdia.


A felicidade não depende do quanto você tem, mas sim do que você faz com o pouco ou muito que tem. É mais uma questão de escolhas do que de posses.


A sabedoria milenar diz que, para ser feliz, um ser humano precisa de três coisas fundamentais: estar com quem ama, trabalhar com algo que goste e ter planos a concretizar no futuro. A falta de uma delas é suficiente para acabar com a felicidade de alguém.


Por isso, se você não se sente feliz, esqueça as loterias. Quem é infeliz com pouco dinheiro será muito mais com uma fortuna na conta. Faça ajustes nas suas escolhas e na forma como você vive sua vida.


Tenha uma vida mais rica e com muitos planos a realizar a curto, médio e longo prazo. Sair com amigos, presentear quem ama, fazer uma previdência privada ou trocar de carro, não importa. Quanto mais projetos tiver, mais realizará e, portanto, mais felicidade terá na vida.


Mais do que dinheiro, uma vida feliz precisa é de criatividade e tempo para colocar seus projetos em prática.

domingo, 18 de maio de 2008

Azul


Azul descrito em diversas vertentes

Azul, a calma e a paz.

O céu e o mar.

As belezas quase todas são azuis.

E beleza é falar em você

Cedo, tarde. Não temos como saber.

Podemos ter esperado por anos.

No céu, ele é azul quando está alegre,

Alegrando quem admira, quem ama.

Pessoas dizem que o amor é impossível sem um céu azul.

E ao descobrir que o e-mail era estrela,

Certo, a alegria da noite.

Alegria que esse coração irá viver.

Se ter a honra de pelo menos descobrir em você.

Beleza, encanto e magia.

Se a primeira vista é apaixonante

A Segunda é inesquecível.

Sinto-me privilegiado,

E abençoado por ter me encantado pela cor azul.

Azul de sua alma

Azul de sua vida

Azul de seu brilho.

Simplesmente, azul.


Zé paulo

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Os olhos de quem vê


Tudo que eu menos preciso
é de lição de moral de falsos moralistas. É da moralidade de falsos lecionadores, É da impáfia de seres humanos tão imperfeitos quanto eu e tão sucetíveis ás mesmas falhas ás quais me apontam de forma hostil.

Só enxergam nos outros
os mesmos vícios e misérias que carregam em sí...
Atacam com palavras, ora falsamente solidárias e contrutivas, para satisfazer uma paz de espírito fictícia
e assim amenizar e mascarar a culpa hipócrita da sua tão igual corruptibilidade.

Existem inúmeras formas de violência

O equívoco das pessoas que se valem de uma conduta violenta como uma forma de justificativa
para não se “abaixar a cabeça” diante dos que os confrontam,
é não enxergar que apenas uma reação pacífica é capaz de eleva-la acima dos demais inescrupulosos, intolerantes e pobres de espírito em geral.
Nivelando-as assim, ao mesmo patamar atrasado e irracional
de seus adversários desafiadores.

Infelizes aculturados, em disputas físicas como animais selvagens, em disputa de território, status, força, sexo oposto. Distorcendo, muitas vezes, o sentido da palavra “homem” tentando provar a si e aos demais, que o são.

Veneram ídolos e deuses que pregam o amor e a grandeza de espírito - mera conveniência -
Se tais Deuses viessem á terra
e lhes falassem suas sabedorias,
Seriam ridicularizados, Elogiados
Crucificados e aclamados,
mas não seriam seguidos...

"O oposto do amor não é o ódio,
e sim a indiferença"

Existem inúmeras formas de amor...

sábado, 10 de maio de 2008

Procura-se alguém


Procura-se alguém. Mas não se procura qualquer pessoa. Tem que ser alguém especial. Tem que fazer valer a pena. Tem que saber olhar ao seu redor e dar condição igual a todos. Procura-se alguém que saiba valorizar quem está ao lado e faz coisas possíveis e impossíveis para vê-la feliz.

Um alguém que também faça algo por quem está por perto, que ajude, cuide, dê carinho, ame. Alguém que ame. Não que isso seja atributo essencial, não é. Pois o amor não é para ser exigido, mas sim ofertado. Procura-se alguém com a alma simples, simples na maneira de pensar, mas firme na hora de agir! Procura-se alguém que acredite no sentimento mais verdadeiro, nas palavras mais carinhosas, nos gestos mais solidários, no olhar mais profundo.

Procura-se alguém que queira levar a sério e não de outro jeito, alguém que confie e não se importe com diferenças. Procura-se alguém sem pré-conceitos, alguém que não julgue pelas aparências ou atitudes, que saiba relevar pequenas falhas e exaltar grandes virtudes. Alguém assim, que tenha como maior bem, o coração.

Procura-se alguém que tenha um coração.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

O mecanismo do elogio


A gente só pode dar aos outros, aquilo que damos para nós. Por isso, tem que estar sobrando amor, carinho e afeto, de você para com você, para sobrar também para o outro. Como você vai elogiar o outro se você esta mal, ranzinza e de mau humor?


Hoje, existe um clima de insatisfação e de exigência em relação ao outro. Como você consegue uma elevação espiritual, se está alicerçado num corpo incapaz de reparar as perdas inerentes à própria atividade diária?

A gente tem que viver para ser feliz.


A felicidade é uma questão de administração do pensamento. Se você pensa uma coisa boa, o mal não te acontece.


A solução é construir bons pensamentos. As pessoas se tornam muito rigorosas, com os seus pequenos erros, e não percebem os seus acertos. Sobra culpa, tristeza e lamentações. Além de uma idéia fixa em relação aos problemas.

A solução é buscar o resgate das suas origens e da sua raiz de vencedor, retiradas pela sociedade castradora.

Através da conquista do próprio corpo, você resgata a sua auto-estima.

A melhora no seu corpo físico e no seu desempenho, através de atividades físicas, reflete como uma voz inconsciente e você passa a gostar de si, e portanto, dos outros. Vai passar a lidar com naturalidade com o positivo gesto do elogio.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Se tudo fosse...

Se as coisas fossem perfeitas, não existiriam
lições de vida...

Não haveriam arrependimentos e nem
descobertas, mãos não se uniriam e sonhos
não seriam valorizados.

Se tudo fosse perfeito olhares não se
completariam e gestos passariam despercebidos...

As lágrimas não existiriam, as palavras seriam
perfeitas...

Se tudo fosse perfeito eu pularia no abismo,
porque asas eu ganharia...

Atravessaria o oceano sem medo de ser levado
pelas ondas, sem receios de me perder em
suas profundezas...

Se tudo fosse perfeito não haveria a busca
pela perfeição.

Nada é por acaso.

Existimos... e essa é a maior perfeição: A Vida!
A Vida é o maior Milagre!... =)

sábado, 26 de abril de 2008

A parte mais importante do corpo

Um rei mandou reunir um grupo desábios para decidir qual era a parte mais importante do corpo.

O endocrinologista afirmou que eram as glândulas, porque regulavam as funções; o cardiologista disse que era o coração, pois sem ele as glândulas não funcionariam; já o nutricionista garantiu que era o estômago, uma vez que sem alimento o coração não tinha forças para trabalhar.

Porém o mais sábio de todos, ouvia tudo em silêncio. Como não chegavam a nenhum acordo, quiseram saber exatamente a sua opinião.

- "Todas essas partes são fundamentais para a vida." - disse o mais sábio de todos.-"Se faltar uma delas o corpo morre. Entretanto a parte mais importante não existe. É o canal imaginário que liga o ouvido à língua. Se este canal imaginário estiver com problemas, o homem passa a dizer coisas que não ouviu, e não apenas o corpo morre, mas a sua alma é condenada para sempre."

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Pense antes


Antes de ser o mais bonito,
seja autêntico e triunfará.

Antes de ser o mais inteligente
esforce-se mais e conseguirá.

Antes de ser o mais bem vestido
seja simples e encantará.

Antes de colecionar amores
procure o verdadeiro e encontrará.

Antes de ofender na hora da raiva,
seja dedicado e convencerá...

Antes de se acabar por um amor perdido,
valorize-se mais , goste mais de você e não mais sofrerá.

Antes de mostrar que é um gênio,
mostre que é capaz de fazer o que os
outros tem preguiça e vencerá.

Antes de sentir-se derrotado,
pense que muitos desistem antes mesmo de começar.
E se você chegou onde está,
e até agora não conseguiu o que deseja, não desanime.

Pois Deus fez abismos pra que o homem compreendesse as montanhas.
Fez obstáculos para que o homem louvasse os prazeres.
E fez você para que com ele descobrisse a vida
que há pela frente e encontrasse a felicidade...

Portanto, seja feliz...
seja amigo...
seja amável...
Seja antes de tudo...Você!

sábado, 19 de abril de 2008

A fábula da preguiça


Esta é uma história sobre quatro pessoas...

Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém.

Havia um grande trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Alguém o faria.

Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez. Alguém se zangou porque era um trabalho de Todo Mundo.


Todo Mundo
pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo.


Ao final, Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Emoção do Amor


Quando nasce o amor? Quando se está carente e alguém se aproxima de nós com mãos estendidas? Ou quando nos abrimos para a vida e despertamos paixões? Será que existe uma lógica no amor? Somos nós quem decidimos a hora de amar, ou o amor é realmente "um laço, um passo para uma armadilha"?


Se podemos viver o amor, por quê nos ausentamos, por quê nos decepcionamos tanto e queremos fugir dele?

Por que apostamos tanto em alguém e chegamos ao ponto de transferir nossa felicidade para outras mãos?


Será medo da realidade, uma fuga de nós mesmos?

Será que é possível viver um amor onde apenas a verdade, e somente a verdade, seja a base da relação?
(...)

O amor: a dor, o calor, o desejo, o momento, a vida, uma explosão de todas as cores, de todos os sentidos... se você não se lembra mais, o amor provoca vertigens, espalha fogo por todos os lados, é um querer até sem querer, é uma transformação radical em nosso metabolismo físico, mental e espiritual. Quando amamos chegamos mais perto dos anjos...


Por isso, se tiver que optar entre o vazio da razão, por medo de sofrer uma decepção e amargar o dia, ainda assim, prefira o risco do amor, que embeleza a vida, dá motivação renovada e transforma o mundo, as pessoas e as atitudes, deixando tudo mais bonito, leve e eterno.


O amor é eterno, mesmo quando dura pouco; a emoção nunca se perde; as pessoas vão, partem, mas fica sempre um perfume de saudade, fica sempre uma recordação gostosa. Por isso, amar sempre vale a pena.

Só os tolos têm medo de amar...

domingo, 6 de abril de 2008

Definições

· SAUDADE: é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.

· LEMBRANÇA: é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo.

· ANGÚSTIA: é um nó muito apertado bem no meio do sossego.

· PREOCUPAÇÃO: é uma cola que não deixa o que ainda não aconteceu sair de seu pensamento.

· INDECISÃO: é quando você sabe muito bem o que quer, mas acha que devia querer outra coisa.

· CERTEZA: é quando a idéia cansa de procurar e para.

· INTUIÇÃO: é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.

· PRESSENTIMENTO: é quando passa em você o trailler de um filme que pode ser que nem exista.

· VERGONHA: é um pano preto que você quer pra se cobrir naquela hora.

· ANSIEDADE: é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja.

· INTERESSE: é um ponto de exclamação ou de interrogação no final do sentimento.

· SENTIMENTO: é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado.

· RAIVA: é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes.

· TRISTEZA: é uma mão gigante que aperta seu coração.

· FELICIDADE: é um agora que não tem pressa nenhuma.

· AMIZADE: é quando você não faz questão de você e se empresta pros outros.

· CULPA: é quando você cisma que podia ter feito diferente, mas geralmente, não podia.

· LUCIDEZ: é um acesso de loucura ao contrário.

· RAZÃO: é quando o cuidado aproveita que a emoção está dormindo e assume o mandato.

· VONTADE: é um desejo que cisma que você é a casa dele.

· PAIXÃO: é quando apesar da palavra "perigo" o desejo chega e entra.

· AMOR: é quando a paixão não tem outro compromisso marcado... Não. Amor é um exagero... Também não. Um dilúvio, um mundaréu, uma insanidade, um destempero, um despropósito, um descontrole, uma necessidade, um desapego? Talvez porque não tenha sentido, talvez porque não tem explicação, esse negócio de amor... não sei explicar!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A idiotice é vital para a felicidade


Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele. Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo,soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? hahahahahahahahaha!... Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí,o que elas farão se já não têm por que se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal. Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço,não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único 'não' realmente aceitável. Teste a teoria. Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Dez Sugestões para a Felicidade



Não se preocupe - De todas as atividades humanas, preocupar-se, é a menos produtiva.

Não se deixe dominar pelo medo - A maior parte das coisas que tememos nunca acontecem.

Não guarde rancor- Ele é uma das cargas mais pesadas da vida.

Enfrente um problema de cada vez- Seja como for, só poderá tratá-los um por um.

Não leve os problemas para cama - São maus companheiros do sono.

Não compre os problemas dos outros - Eles podem lidar com eles melhor do que você.


Não reviva o passado - Ele já passou. Concentre-se no que se passa na tua vida e seja feliz agora.

Seja um bom ouvinte - Só quando escutar, obterás idéias diferentes das tuas.

Não se deixe abater pela frustração - A autocompaixão só interfere com as ações positivas.

10º Contabilize todas as coisas boas - Mas não esqueça as pequenas. Muitas coisas boas pequenas, fazem uma grande.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Um abraço


Aproxime-se mais.
Tente sentir do que um abraço é capaz.

Quando bem apertado,
ele ampara tristezas,
sustenta lágrimas,
combate incertezas,
põe a nostalgia de lado.

É até capaz de amenizar o medo.
Se for cheio de ternura,
ele guarda segredos,
e jura cumplicidade.

Um abraço amigo de verdade
divide alegrias
e se apraz em comemorações.
Abraços são pequenas orações
de fé , de força e energia.

Olhe para o lado:
há sempre alguém que quer ser abraçado e não tem coragem de dizer.

Enlace-o.

O pior que pode acontecer
é ganhar de volta um sorriso de carinho, ou, quem sabe, uma palavra sincera.

Você vai descobrir que ninguém esta sozinho e que a vida pode ser um eterno céu de Primavera. ...... =]